Dream News (DN) – Quem é a Soraia Ribeiro? Realizou formação em que áreas?
Soraia Ribeiro (SR) – Sou uma mulher que ama viver. Que encontra beleza nas coisas simples e que aprendeu, e continua a aprender todos os dias, a olhar para dentro, a aceitar tanto a luz como a sombra. No meu processo de autoconhecimento, fui reconhecendo as minhas feridas, os padrões que me limitavam, as dores que afetavam os meus relacionamentos, a minha autoestima e até o meu sucesso profissional. Sou feita de fé, resiliência e vontade de crescer. Os meus medos e inseguranças não me paralisam, impulsionam-me. São o combustível que me leva mais longe. Tive uma infância difícil, desafiante, e apesar de tudo o que poderia ter dado errado, escolhi seguir em frente. Mudei de cidade, mudei de profissão, separei-me muito jovem, com um filho pequeno nos braços e uma mala cheia de coragem. E vivi. E continuo a viver, com vontade, com intenção e com muito amor pela vida. Acredito que o amor é a força mais transformadora que existe. E acredito também no poder de reconhecer as nossas imperfeições com humildade. Não sou perfeita, e não quero ser! Os erros que cometi ensinaram- me lições valiosas. Como costumo dizer às “minhas mulheres”: errar é uma bênção. Repetir o erro, isso sim, é uma escolha que podemos evitar. Por isso, quando erramos, o convite é olhar com verdade, sem julgamento, e aprender. Em termos de formação na área que exerço atualmente, investi em várias certificações e especializações: Coaching, Programação Neurolinguística, Liderança Feminina, Marketing e diver- sas vertentes da Hipnoterapia- Clínica, Regressiva e Transpessoal. Fiz também vários Masters em ansiedade, depressão e hipnoterapia cognitivo- comportamental. É uma lista longa, construída com muita dedicação e propósito. Ainda assim, acredito profundamente que nenhuma certificação me define. O que me define é o compromisso diário com a minha evolução, a pre- s e n ç a com cada mulher que a c o m p a – nho e a integridade com que vivo aquilo que ensino.
DN – O que a moveu para passar de Master LashDesigner a Hipnoterapeuta Clínica?
SR – O meu caminho enquanto LashDesigner durou quase 10 anos. Com apenas 24anos abri a mi- nha primeira loja em Leiria, o primeiro espaço no distri- to dedicado exclusivamente à extensão de pestanas. Tinha um negócio sólido, clientes fiéis e uma vida profissional estável. Até que conheci o meu atual companheiro… e tudo mudou. A impulsividade que sempre me acompanhou levou-me a mudar de cidade para estarmos juntos e a recomeçar do zero. Abri nova loja na Cruz Quebrada, e três meses depois… veio a pandemia. Nessa altura já tínhamos um menino com apenas 1 ano, e o meu Guilherme com apenas 12 anos. A pandemia trouxe, como acredito que aconteceu com muitas pessoas, um tempo de paragem e reflexão. Questionei-me profundamente sobre a minha realização profissional. Apesar de ganhar bem, algo em mim dizia que aquele não era o meu verdadeiro caminho. Comecei a escutar o meu coração. Iniciei formações em Coaching, ainda sem saber ao certo onde aquilo me levaria. Mas segui o meu coração. E foi ele que me conduziu até à Hipnoterapia. Não foi uma decisão lógica, foi um chamamento. Um caminho longo, escuro, e cheio de pedregulhos. Hoje, sei que fiz o que tinha de ser feito.

DN – O que significa e representa para si ser NeuroCoach reconhecida pela NLP Academy & John Grinder?
SR – Ser NeuroCoach reconhecida pela NLP Academy & John Grinder é, sem dúvida, uma mais-valia. Mas não é algo que me defina enquanto profissional. Essa certificação, como tantas outras em que investi, representa muito mais o meu compromisso com a aprendizagem contínua e com a vontade de compreender melhor o ser humano. Mais do que um título, para mim é um reflexo da minha busca por excelência, pela profundidade na escuta e pela intenção de servir com mais presença e consciência.
DN – Toda a sua intervenção integrada conjuga que áreas de atuação? A sua grande paixão passa por ajudar as pessoas a encontrarem a sua cura?
SR – A minha intervenção tem como base principal a Hipnoterapia. E não, não tem nada de místico ou estranho, nem envolve fazer as pessoas imitarem galinhas. A Hipnoterapia é uma abordagem terapêutica séria, com centenas de estudos científicos que comprovam a sua eficácia, muitas vezes, mais eficaz até do que outras intervenções tradicionais. Trabalha diretamente com o subconsciente, esse cofre fechado que guarda memórias, crenças e padrões que condicionam a nossa vida. Através da Hipnoterapia é possível aceder a essas “chaves” internas e promover mudanças profundas e duradouras. A minha paixão é ajudar as pessoas a voltarem a si. A alinharem-se com a sua verdade, com aquilo que faz sentido para a vida delas. O meu propósito é mostrar que sim, é possível mudar. É possível viver com mais amor- -próprio, fazer escolhas sem culpa, ser mãe com mais leveza, construir uma vida com maissentido. E, sobretudo, mostrar às mulheres que têm o direito de SER, sem se anularem, sem se diminuírem, sem se perderem.
DN – Sente-se feliz por ser a 1.ª Mentora de Negócio em Portugal para Hipnoterapeutas? Como e quando alcançou este feito?
SR – Acredito que a felicidade é caminho, que se vive nos pequenos momentos, nas conquistas internas, nas aprendizagens que a vida nos traz. Ser a primeira Mentora de Negócio em Portugal para Hipnoterapeutas surgiu da minha própria dor. Quando transitei de carreira, senti-me perdida, sem referência, sem apoio estratégico. Procurei alguém que me ajudasse a estruturar o meu negócio de forma alinhada com quem eu sou… e não encontrei. Foi a partir dessa ausência que nasceu este projeto. Hoje, sou a mentora que eu própria precisei no passado. Com ética, verdade e uma grande consciência do impacto que isso tem na vida de outras mulheres. Sinto- me profundamente grata por ter trilhado este caminho, e muito realizada pela clareza com que hoje vivo esta missão. Ainda há muito a descobrir e a evoluir, mas sei que estou exatamente onde devo estar.

DN – Também criou o Método “Estruturar & Escalar para Terapeutas”… Em que consiste e quais são os grandes objetivos do mesmo?
SR – O “Método Estruturar & Escalar para Terapeutas” é um programa prático e orientado para a ação, criado para ajudar terapeutas, hipnoterapeutas e coaches a estruturarem um negócio com clareza, autoridade e potencial de crescimento. É composto por quatro fases estratégicas: Posicionamento, Atração, Monetização e Escalar. Cada fase tem videoaulas, exercícios práticos, workbooks e ferramentas prontas a aplicar. O objetivo é simples: sair da estagnação e começar a atrair clientes ideais, criar produtos digitais e comunicar com autenticidade – tudo isto sem perder a essência terapêutica. É um programa de quatro semanas totalmente transformador e inovador. É um método direto, realista e totalmente alinhado com quem quer viver da terapia com estrutura, consistência e alma.
DN – Assume-se como Hipnoterapeuta de Mulheres… Este é um fator diferenciador relativamente à existência de outros hipnoterapeutas? O que a levou a focar-se em ajudar, especificamente, as mulheres?
SR – O que me diferencia não é apenas o nome do meu Instagram, embora reconheça que desperta curiosidade. O verdadeiro diferencial está na minha jornada e no profundo alinhamento com quem escolhi servir. Assumir-me como Hipnoterapeuta de Mulheres não foi uma estratégia de diferenciação, foi uma continuação natural do meu caminho. Mesmo antes da transição para a hipnoterapia, já trabalhava exclusivamente com mulheres, e sempre senti uma ligação muito forte com o feminino. Quando encontrei a hipnoterapia, percebi que tinha finalmente a ferramenta certa para aprofundar esse trabalho… Enquanto mulher, mãe e empreendedora conheço as dores, os medos, as dúvidas e as culpas porque também são minhas. Isso cria uma empatia imediata no processo terapêutico. As mulheres sentem-se compreendidas, acolhidas, ouvidas, seguras, e isso abre espaço para transformações profundas e reais.
O que me diferencia não é apenas o nome do meu Instagram, embora reconheça que desperta curiosidade. O verdadeiro diferencial está na minha jornada e no profundo alinhamento com quem escolhi servir. Assumir-me como Hipnoterapeuta de Mulheres não foi uma estratégia de diferenciação, foi uma continuação natural do meu caminho. Mesmo antes da transição para a hipnoterapia, já trabalhava exclusivamente com mulheres, e sempre senti uma ligação muito forte com o feminino.
Soraia Ribeiro
DN – Que tipo de serviços tem à disposição das mulheres que procuram a sua ajuda? Hoje em dia, devido ao facto de as mulheres estarem a assumir cada vez mais cargos de liderança, é necessário capacitá- -las e posicioná-las ao mais alto nível?
SR – Acredito que cada vez mais mulheres estão a despertar para o seu verdadeiro potencial. Mas nenhuma liderança se sustenta sem saúde emocional. O pilar de qualquer mulher empoderada começa dentro – no equilíbrio, na cura, na reconexão com a sua verdade! Por isso, o meu trabalho atua na raiz. Através de sessões de Hipnoterapia online, atendo mulheres no mundo inteiro que desejam libertar-se de bloqueios emocionais, padrões limitantes, traumas e inseguranças que as impedem de avançar. Ajudo as mulheres a renascerem das cinzas, tal como eu também renasci! Além das sessões de Hipnoterapia, tenho também programas de mentoria para mulheres que querem estruturar os seus negócios com propósito, estratégia e verdade. Porque só quando cuidamos de dentro é que conseguimos ocupar, com verdade, o nosso lugar no mundo.
DN – Ajudar as mulheres a estruturar um negócio (com estratégia, propósito e verdade) através da ajuda da terapia é uma mais-valia?
SR – Vivemos numa era que nos empurra para a alta performance, números, fórmulas rápidas e gurus de marketing. Mas no meio desse bombardeamento constante… onde fica a nossa verdade? A nossa missão? Aquilo que realmente faz sentido? Acredito que a verdadeira estratégia começa dentro. Muitas mulheres chegam até mim com vontade de empreender, com um sonho, mas perdidas de si mesmas – desconectadas da sua essência, exaustas, cheias de dúvidas e medos. Como é que uma mulher pode construir um negócio sólido se não souber quem é? Se não respeitar os seus limites? Se não estiver alinhada consigo mesma? Por isso, unir terapia e estratégia é uma mais-valia enorme. Só quando nos conhecemos e curamos, conseguimos criar um negócio com alma, consistência e verdade.

DN – Se uma determinada mulher necessitar da sua ajuda, como deve agir?
SR – Acredito que todas nós, em algum momento, precisamos de ajuda. O mais importante é abrir o coração e dar o primeiro passo. Depois disso, é assumir um compromisso verdadeiro consigo mesma e entregar- -se ao processo, mesmo com as dores que ele possa trazer. Para iniciar um processo comigo, basta enviar uma mensagem através das redes sociais (@hipnoterapeuta_de_mulheres) ou por WhatsApp para o número +351 914 449 762. O primeiro passo é sempre uma Sessão de Análise Gratuita, online, com 30 minutos de duração. Nessa conversa, a mulher tem a oportunidade de explorar os caminhos possíveis e escolher aquele que melhor se alinha com o que está a viver.
DN – Em que consiste a Startaction? Uma terapeuta ou hipnoterapeuta deve começar com estratégica, avançar com confiança e crescer com consistência? Hoje em dia, é fácil ou difícil viver através do trabalho realizado na área da terapia?
SR – A StartAction é uma consultoria de negócio pensada especialmente para hipnoterapeutas / terapeutas/ coaches que querem viver da sua missão com estrutura, clareza e consistência. Pode ser realizada como sessão única ou evoluir para um acompanhamento de seis meses, conforme as necessidades de cada profissional. É um processo totalmente adaptado, quer estejas a começar do zero ou já tenhas uma agenda cheia. Trabalhamos pilares como posicionamento, comunicação, atratividade, monetização e escalabilidade, sempre com foco em resultados alinhados com a essência de cada pessoa. Sim, acredito que é possível viver da terapia. Eu e milhares de terapeutas somos a prova disso. Mas não basta fazer certificações! É preciso estratégia, visão de negócio e intencionalidade. Por isso, sim: começar com estratégia, avançar com confiança e crescer com consistência é o caminho. E a StartAction é o ponto de partida certo para isso.
DN – Por fim, mas não menos importante, o que representa para si ser formadora ligada à Transpersonal Internacional?
SR – A Transpersonal Internacional é, para mim, muito mais do que uma escola – é a minha casa. Entrei num momento de grande esgotamento emocional, em plena transição de carreira, com ansiedade, crises de pânico, dificuldades financeiras e familiares. Sentia-me completamente perdida. Foi nesse estado que iniciei a minha primeira certificação. Seis meses depois, estava a atender oito clientes por dia, com produtos online no ar, e fui convidada a integrar a equipa de formadores. Foi – e continua a ser – uma enorme honra fazer parte da casa que me viu e ajudou a renascer, e ajudar outras pessoas neste mesmo processo. Hoje, além de formadora, assumo responsabilidades na liderança da equipa e na área da formação. Visto a camisola com alma. Sou profundamente grata por tudo o que a Transpersonal representa na minha história.


 
			 
		 
		 
		 
		 
		 
		 
		