Ad image

Ricardo Domingos: um dos maiores produtores de leite da região de Mafra, que prioriza o bem-estar dos animais

 Ricardo Domingos é um jovem empreendedor que, desde criança, sempre sonhou em ter um negócio ligado à área agrícola. A sua paixão pelos animais, nomeadamente, pela raça caprina sempre o moveu para ir mais longe. Fez formação na área Agropecuária e, desde então, tem implementado o seu projeto ao mais alto nível e já conquistou o título de ser um dos maiores produtores de leite na Tourinha, concelho de Mafra. A exploração, da qual é proprietário, neste momento, destaca-se pela qualidade do leite produzido, pela inovação e pela forte aposta na genética.

Em entrevista à Dream News, Ricardo Domingos sente-se feliz pelo caminho que escolheu a nível profissional. “O que mais me fascina no mundo agrícola é poder criar e desenvolver algo que contribua para o desenvolvimento do setor. Poder trabalhar e contactar com o mundo rural assegurando a continuidade do setor que tanta falta faz na sociedade.”

E acrescenta: “Desde muito cedo que soube que queria envergar pela área agrícola mais propriamente na vertente produção animal, fruto também das minhas origens.” Antes de iniciar o seu projeto de forma assertiva, Ricardo Domingos apostou fortemente na sua formação, tendo frequentado o curso de Técnicas de Agropecuária, na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (EPAFBL), em Runa, Torres Vedras. Para Ricardo Domingos não existiam dúvidas acerca do que pretendia fazer porque sempre teve um enorme gosto pelos animais em geral, em especial pela espécie caprina devido ao seu comportamento, caráter e potencial produtivo, e pouco explorado. A exploração de Ricardo Domingos possui um hectare e conta com mais de 400 animais Ao ser questionado sobre o objetivo do seu projeto, o jovem empreendedor reitera que “o objetivo do mesmo é progredir e inovar passo a passo, estar na linda da frente na produção em quantidade e qualidade, apostar sempre na genética e no seu melhoramento. Aideia é e sempre será manter o conceito tradicional, mas com alguns toques de modernidade que deve ser implementada no setor”.

A concretização do sonho do jovem produtor teve início em 2015, com a aquisição de 20 cabritas recém-nascidas, que adquiriu na exploração do veterinário Romão França. A partir daí, o crescimento da exploração foi acontecendo de forma orgânica, com recria interna. A estratégia incluiu a aquisição anual de machos, para garantir o melhoramento genético e evitar a consanguinidade. Neste momento, a exploração de Ricardo Domingos, localizada na Tourinha, em Mafra, que possui um hectare, conta com mais de 400 animais, das quais 280 cabras em produção, 110 chibas de recria, 10 bodes Saanen e um anglo anglo nubiano. “Temos produção própria de feno e semeamos, anualmente, 13 hectares de azevém. Adquirimos, como complemento, feno-silagem de azevém e feno de ervilhaca”, destaca Ricardo Domingos, reiterando também que a raça criada, essencialmente, é a raça Saanen… É conhecida por todo mundo pela sua forte aptidão na produção de leite. “Cada cabra produz, em média, quatro litros de leite por dia, ou seja, 120 litros por mês. O leite tem 3,7% de proteína e 3,9% de gordura, valores que conseguimos melhorar com cruzamentos.” Projeto de Ricardo Domingos começou com a raça de caprinos Saanen O projeto começou sustentado na raça Saanen por ser de uma origem pu ra e muito produtiva. “Tem sido feito desde sempre um trabalho de seleção e melhoramento genético, através da compra de bodes e de inseminação artificial para que de geração em geração se vá aprimorando todas as características favoráveis para obter animais de excelência.”

Ao ser questionado relativamente aos cuidados tidos no seu dia a dia com os animais, Ricardo Domingos, menciona que “os animais devem ter uma alimentação de excelência procurando as melhores forragens e rações adequadas às suas necessidades, manter as pontes de água sempre limpas e higienizadas, manter as camas limpas para que se preserve o conforto e bem-estar e fazer uma vistoria para verificar que os animais estão bem de saúde e a alimentarem-se devidamente”.  Todos os cuidados com os animais refletem- se, diariamente, “na sua produção essencialmente no leite por ser um produto de extrema fragilidade, é muito importante assegurar uma boa qualidade de vida às cabras como a saúde, a alimentação e o bem-estar, para que possam produzir em quantidade e qualidade”.

Atualmente, apesar dos seus 32 anos, Ricardo Domingos é um dos maiores produtores de leite da região de Mafra. “É com muito orgulho que tenho desenvolvido este projeto tão especial. Obter estes resultados e alcançar uma boa produção em quantidade e qualidade sempre foram os meus objetivos.” Perspetivas traçadas para o crescimento do negócio no futuro Relativamente às perspetivas traçadas para o crescimento do negócio, o jovem empreendedor garante que o plano passará sempre pela recria interna, utilizando a minha própria genética e criando as minhas próprias cabras. Este ano, “surgiu a oportunidade de vender todas as chibas de recria, pois houve criadores interessados em adquiri-las. Com isso, ganhei um ano para me preparar para o investimento no novo pavilhão, necessário para aumentar o efetivo. Tendo acabado de investir na sala de ordenha, era ainda muito cedo para iniciar novos investimentos. Assim, no próximo ano, irei guardar toda a recria (cerca de 150 animais), o que permitirá aumentar o efetivo em ordenha. Noutro âmbito, gostaria de vir a utilizar os colares GPS que já se usam com frequência em vacas. Seria muito vantajoso obter, através de uma aplicação no telemóvel, informações como o atraso na ruminação, aumento de atividade ou presença de febre em algum animal”. Salienta ainda outro investimento: “O outro investimento em análise passaria pela a introdução de boxes individuais de alimentação. Essas boxes permitiriam que cada animal consumisse a quantidade exata de ração que lhe corresponde, eliminando a competição entre as cabras durante a alimentação.”

Ricardo Domingos concretiza sonho de “menino” Ricardo Domingos afirma, sem qualquer tipo de dúvida, que se sente muito feliz pela profissão que escolheu. “É muito gratificante desenvolver num projeto profissional sustentado num sonho de criança. Se começasse hoje faria tudo igual. É uma área que pela sua exigência, é pouco apreciada pela camada mais jovem, mas fascina- me ainda mais. É da responsabilidade dos mais jovens desenvolver e criar algo que traga alguma riqueza e referências nacionais e que coloque comida na mesa as gerações vindouras.”   Desde muito cedo que soube que queria envergar pela área agrícola mais propriamente na vertente produção animal, fruto também das minhas origens. 

Curiosidades: Quando nascem, os cabritos são separados e colocados em caixas individuais, numeradas, para garantir que recebem, por biberon, o colostro necessário nas primeiras 72 horas. – Sala de ordenha GEA, 48 pontos (24+24), com retiradores automáticos e contadores eletrónicos e saída rápida frontal; – Tempo de ordenha de 280 cabras: uma hora (com duas pessoas); – A sala tem um comedouro corrido para a ração, que apenas é utilizada como incentivo para os animais entrarem na sala – dosagem de 100g/cabra/ordenha.

 Contactos Ricardo Domingos Tlm.: +351 915 856 888 E-mail: rdomingos016@gmail.com @ricardo.domingos.904  

Partilhe este artigo
Vista geral da Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência de utilizador possível. As informações de cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site queconsidera mais interessantes e úteis.