- PUB -

Nera Design: da inspiração à realidade

A Nera Design, criada por Miguel Costa, em 2017, é uma empresa especializada em Design de Interiores, dedicada a criar ambientes que refletem a personalidade e estilo dos clientes. Ao combinar a experiência, a criatividade e a funcionalidade, a Nera Design desenvolve projetos únicos e inspiradores que transformam espaços repletos de conforto e harmonia. Segundo Miguel Costa, “cada projeto é uma história”. Escreva também a sua…

Dream News (DN) – A Nera Design é uma empresa especializada em Arquitetura e Decoração de Interiores. O que o moveu para a fundar em 2017? Foi uma oportunidade de negócio ou uma necessidade?

Miguel Costa (MC) – A Nera Design surge após uma necessidade própria. Na altura conheci duas pessoas, com muita experiência no Design e na Arquitetura de Interiores, que partilharam a sua experiência no setor. Após nos conhecermos melhor, decidimos criar a empresa, numa perspetiva diferenciadora no mercado.

DN – Desde então, a empresa conta já com uma equipa experiente a trabalhar no setor? A Nera Design, neste momento, possui quantos colaboradores?

MC – A equipa da Nera Design é multidisciplinar, sendo que os elementos mais seniores têm quase 20 anos de experiência. Entre colaboradores diretos e indiretos já são algumas dezenas. As equipas são criadas de acordo com o projeto e as suas necessidades. Fixamente temos a equipa criativa (decoradoras) e de design, que são responsáveis por todo o desenvolvimento projeto junto dos clientes. Depois juntamos outras equipas de acordo com a sua especialização e as necessidades de cada projeto.

DN – A Nera Design destaca-se por oferecer um serviço premium e diferenciado?

MC – Costumamos dizer que a Nera Design não é apenas uma empresa de Design de Interiores, mas sim uma empresa de serviços múltiplos que fazem um acompanhamento de valor acrescentado ao cliente. O que nos destaca é a nossa abordagem à casa projeto, onde existem três premissas fundamentais: objetivo do projeto, estilo do cliente e o orçamento. Os nossos serviços, muitas vezes, vão muito além da decoração do espaço.

DN – Que tipo de serviços têm à disposição dos clientes?

MC – Os nossos serviços base são o desenvolvimento de Design de Interiores e nesse aspeto fazemos tudo. Desde o Design 3D, à produção de cada peça e sua implementação. Em cerca de 90% dos nossos projetos, as peças de decoração são desenvolvidas à medida e personalizadas. No entanto, por vezes, os clientes pedem-nos outros tipos de serviços. Nesses serviços adicionais funcionamos através de parcerias de confiança e que estão disponíveis a colaborar num patamar de qualidade que exigimos. Estes serviços de valor acrescentado vão desde ao projeto de arquitetura do imóvel até à obra de construção. Mas já ajudamos clientes nos contratos de serviços de água, eletricidade e operador comunicações e, no caso de clientes estrangeiros, no seu transporte e estadia, etc…

DN – São uma empresa especializada em Design de Interiores que se dedica a criar ambientes que refletem a personalidade e o estilo dos clientes?

MC – Os nossos projetos têm duas vertentes: uma é um imóvel para usufruto do proprietário ou para o mercado de investimento (arrendamento e venda). Enquanto que na primeira situação, os projetos são sempre desenvolvidos ao estilo e gosto do cliente, no segundo caso, por norma, somos nós a propor o estilo, porque existe um objetivo de negócio e temos que conciliar uma decoração que torne o ativo vendável e financeiramente rentável.

A Nera Design transforma muitos sonhos em realidade. Mas, é uma empresa que encontrou o seu espaço no mercado, que é muito competitivo.

Miguel Costa

DN – Como funciona, de forma resumida, o processo desde a adjudicação de um projeto até à sua conclusão?

MC – O processo começa muito antes da adjudicação. Inicialmente existe uma conversa com o cliente, onde retiramos todos os detalhes necessários para a elaboração do projeto. Com toda a informação, desenvolvemos um modelo 3D à escala real. Esse modelo, é alterado as vezes necessárias até que o cliente o aprove. Normalmente, faz-se uma ou outra alteração pontual, mas não houve nenhum caso até hoje que tivéssemos necessidade de alterar o projeto na integra. O briefing inicial é muito importante. Depois do 3D aprovado, procede-se à orçamentação. Após adjudicação, fazemos os desenhos técnicos das peças e enviamos para as fábricas para produção. Juntamos as peças todas no nosso armazém e procedemos à montagem.

DN – Iniciar um novo projeto é como partir do princípio de que existe uma tela em branco que é preciso aplicar criatividade e bom gosto para que no final o espaço possa contar a sua história e, ao mesmo tempo, despertar emoções e experiências memoráveis?

MC – Nós dizemos que cada projeto é uma história. Muitas vezes essa história não tem apenas a ver com o projeto em si, mas também está relacionada com a relação que desenvolvemos com o cliente e os suas razões para transformar o espaço. Em cada projeto existem múltiplas escolhas, desde cores, formas, materiais e texturas que se entrelaçam para criar uma narrativa visual que envolve e emociona. No fundo, a nossa missão é desenvolver todo um produto final que vá de encontro às espectativas dos nossos clientes.

DN – Que tipo de ferramentas tecnológicas são usadas pela Nera Design para alcançar o resultado perfeito?

MC – Tentamos sempre usar as tecnologias visuais, nomeadamente os modelos 3D. Não só mostramos ao cliente o que irá ser o produto final, como nos ajuda em todos aspetos técnicos e de implementação. Testamos já a componente de realidade virtual, mas ainda não disponibilizamos aos clientes.

DN – O atendimento prestado pela Nera Design é personalizado, para que se estabeleça uma relação de confiança e de parceria?

MC – O nosso atendimento é 100% personalizado. Envolvemo-nos de corpo e alma nos projetos. Na maior parte das vezes, os clientes investiram num ativo imóvel e queremos que, no final, eles sintam que fizeram um excelente investimento. A decoração é um elemento importante nesse processo. Quase todos os clientes acabam por se tornar amigos, porque na maior parte das vezes a relação não é apenas de negócio, mas de partilha acerca da vida. É preciso não esquecer que no processo de desenvolvimento nós estamos a “entrar” na vida de cada cliente. É a sua casa, é o seu modo de vida e é a família. Temos muitos clientes mediáticos e garantimos sempre toda a confidencialidade. Aliás, a maior parte dos nossos projetos, nem mostramos ao público.

DN – A Nera Design é uma empresa especializada na conceção de que tipo de imóveis? A Nera Design trabalha diretamente com agências ligadas ao setor do imobiliário?

MC – Já fizemos de tudo um pouco. A maior parte são projetos residenciais. Mas, já fizemos restaurantes, lojas, hotéis e escritórios. Todos eles têm especificidades e necessidades diferenciadas e gostamos sempre de ir ao detalhe. Recebemos muitas referências de agências imobiliárias e trabalhamos com alguns arquitetos. Quando o cliente compra o imóvel e tem necessidade de o decorar, algumas agências e consultores referenciam-nos. Isto porque sabem que vamos dar toda a atenção ao cliente e garantir a sua satisfação. Por outro, alguns arquitetos pedem a nossa colaboração para que em conjunto haja possibilidade de desenvolver o projeto na totalidade (esta colaboração às vezes é bi-direcional).

DN – Por fim, a Nera Design tornou-se num sonho?

MC – A Nera Design transforma muitos sonhos em realidade. Mas, é uma empresa que encontrou o seu espaço no mercado, que é muito competitivo. Não procuramos uma assinatura, mas sim prestar um serviço de qualidade, premium e muito personalizado. Sabemos qual é o caminho a seguir, sendo que o avanço tecnológico, irá trazer muitas mudanças no setor de Arquitetura e da forma como as empresas de Design irão ter que estar no mercado. E estamos muito atentos a esta mudança tecnológica.

Partilhe este artigo