Dream News (DN) – Como surgiu a ideia para criar a Mil Segredos Portugal?
Carlos Correia (CC) – A Mil Segredos Portugal foi criada em novembro de 2012. Na altura, verifiquei que dada a conjuntura, as pessoas ofereciam, em alternativa a outros itens mais caros, produtos alimentares. No entanto, constatei que no que diz respeito aos produtos portugueses havia uma grande lacuna no que respeita à sua apresentação. Era necessário inovar e passar a ter o que de melhor existe em Portugal, mas com uma apresentação mais moderna e diferenciada. Além disso, também observei que muitos produtos tinham sido desvirtuados devido à sua comercialização passar a ser realizada nas grandes superfícies e consequente pressão dos preços. Ao criar a Mil Segredos Portugal consegui ter produtos especiais, fiéis às receitas e modo de produção originais, produzidos 100% em Portugal e com qualidade superior.
DN – Foi uma oportunidade de negócio que ocorreu de forma inesperada ou planeou até ao mais ínfimo pormenor?
CC – A Mil Segredos Portugal foi pensa da e planeada até ao mais ínfimo pormenor! Já contava com seis anos de experiência na produção e comercialização de produtos alimentares. A partir do momento em que delineei a estrutura até à sua concretização demorei cerca de quatro meses, as contas faziam sentido, mas estava em contracorrente com o mercado. Eu procurava criar produtos com maior valor acrescentado numa altura em que o mercado tentava reduzir custos, lembro-me do comercial da empresa dos rótulos que nos dizia – “Está a gastar tanto num rótulo de azeite como num de perfume!” Mais tarde quando lançamos a nossa gama de Biscoitos Tradicionais houve dificuldade em convencer a empresa que nos produzia os biscoitos a utilizar manteiga em vez de margarina. Hoje em dia há mais empresas a querer voltar a fazer “bem feito”, e penso que muitas delas inspiradas por nós, mas na altura foi um trabalho árduo.

DN – Qual é o grande objetivo e a forma de atuação da Mil Segredos Portugal?
CC – A Mil Segredos de Portugal é uma empresa que surgiu para dar resposta à necessidade do fortalecimento das pontes comerciais entre os produtos tradicionais portugueses e os consumidores. Se é facto que existe uma crescente procura pelos nossos produtos regionais, tanto por parte dos consumidores nacionais como estrangeiros, não é menos verdade que os consumidores são cada vez mais exigentes, ficando inúmeras vezes a imagem de muitos produtos artesanais aquém das expectativas dos consumidores. Assim sendo, o principal objetivo da Mil Segredos Portugal passa por mostrar, ao mercado externo, a excelência dos nossos produtos. Não podemos deixar “morrer” o nosso património cultural, principalmente, em termos de gastronomia e arte.
DN – O projeto começou através de uma marca de azeite? Para além do azeite, passou a ter outros produtos à disposição dos clientes?
CC – Sim, efetivamente, o primeiro produto da Mil Segredos Portugal foi o azeite. Entre 2006 e 2008, como estive ligado à plantação de olivais no Alentejo, acabei por ter relações com imensos produtores que tinham os respetivos olivais a entrar em plena produção. Dado todo o meu conhecimento obtido na área do azeite optei por usar o meu know-how para colocar nos diferentes mercados azeites de enorme qualidade e, perfeitamente, adaptado para os vários gostos. Foi, sem dúvida alguma, uma aposta ganha. Atualmente, para além do azeite possuímos mais produtos, dos quais destaco, por exemplo, os Biscoitos Tradicionais, os Sommmelier – biscoitos para vinhos, a Ginjíssima, entre muitos outros.
O principal objetivo da Mil Segredos Portugal passa por mostrar, ao mercado externo, a excelência dos nossos produtos. Não podemos deixar “morrer” o nosso património cultural, principalmente, em termos de gastronomia e arte.
Carlos Correia
DN – A Mil Segredos Portugal aposta na disponibilização de produtos 100% portugueses e 100% criados por empresas portuguesas? Os produtos da Mil Segredos Portugal estão disponíveis em que pontos de venda?
CC – A forma de atuação da Mil Segredos Portugal tem por base a criação de sinergias entre empresas nacionais, procurando no universo de empresas portuguesas, as matérias-primas e serviços de elaboração dos seus produtos. É efetivamente com muito orgulho que contamos na nossa gama com produtos 100% portugueses, 100% criados por empresas portuguesas. Tendo em conta o nosso posicionamento, é importante salientar que os produtos da Mil Segredos Portugal não se encontram disponíveis nas grandes superfícies, mas apenas em lojas da especialidade e/ou nos espaços conhecidos como gourmet. Aproveito também a oportunidade para realçar que o grande foco da Mil Segredos Portugal passa também pela exportação dos nossos produtos para França, Suíça, Estados Unidos da América, Brasil, PALOP, entre outros.
DN – Qual é o posicionamento da Mil Segredos Portugal no mercado nacional?
CC – Neste momento, em termos de posicionamento no mercado, somos a grande referência porque estamos sempre a apostar na inovação e na diferenciação. Para nós, a sofisticação é primordial e distingue-nos das demais empresas. Sentimo-nos muito felizes e gratos por constatar que os nossos clientes reconhecem e valorizam muito a qualidade dos nossos produtos.

DN – Para este Natal e Passagem de Ano, quais são os melhores produtos para a mesa dos portugueses?
CC – Todos os produtos da Mil Segredos Portugal ficam bem na mesa de Natal e de Passagem de Ano dos portugueses. Felizmente, existe uma vasta oferta em termos de qualidade. Se pensarmos em “regar” o bacalhau com um bom azeite, deliciarmo-nos com belos doces conventuais ou saborearmos um bom vinho ficamos, de imediato, “derretidos” com o que de melhor existe em Portugal.
DN – Quais são as perspetivas para a Mil Segredos Portugal a curto prazo?
CC – As perspetivas para o futuro são de crescimento. Queremos continuar a primar por ser diferentes e por acrescentar valor aos produtos portugueses. Numa vertente mais turística e pedagógica, dentro em breve, iremos apresentar algumas surpresas que irão passar pela aproximação entre o campo e a cidade.