Dream News (DN) – O que mais o fascina na área do Marketing Digital?
João Lima (JL) – O que mais me fascina é o mar de oportunidades que ele oferece e a capacidade de escalar resultados. Além disso, o Marketing Digital é muito dinâmico e surgem sempre novas possibilidades para explorar e aprender.
DN – Atualmente, quais são os grandes desafios para quem trabalha em Marketing Digital?
JL – Acredito que o atual desafio pode ser uma oportunidade… A cada dia que passa, o mercado digital está a crescer e a concorrência também está a aumentar. Neste momento, para anunciar na internet fica cada vez mais caro. Esse cenário pode ser desafiador, mas é aí que está a oportunidade. Muitas pessoas estão a entrar no mercado de forma genérica, sem estratégia ou diferenciação. As pessoas só conseguem destacar-se num ambiente saturado, se entenderem o público-alvo, se souberem comunicar com esse público e tiverem conhecimento suficiente para se posicionarem no digital. Por isso, acredito que o verdadeiro desafio é sair do comum e transformar o Marketing Digital em algo realmente estratégico, criativo e inovador.

DN – Foi a sua paixão e formação pelo Marketing Digital que o moveu para criar a Métodos Integrados?
JL – Por acaso, não foi exatamente a minha paixão pelo Marketing Digital que me moveu a criar a Métodos Integrados, dado que a história foi um pouco diferente. Quando eu tinha 16 anos estava naquela fase de indecisão sobre a profissão que pretendia seguir. Não tinha ideia do que fazer, até que minha mãe me sugeriu: “Filho, porquê que não vais estudar tráfego pago? Acho que vais gostar.” Na altura, eu estava a frequentar um curso técnico de Contabilidade, mas nos meus tempos livres, decidi estudar tráfego pago. Esse foi o meu primeiro contato com o Marketing Digital. A partir daí percebi as possibilidades incríveis que a área poderia oferecer. Decidi abandonar o curso de Contabilidade e dediquei-me ao Marketing Digital. Com o tempo, comecei a empreender no digital por conta própria. Montei um e-commerce, obtive meus primeiros resultados e vi na prática que o Marketing Digital realmente funciona. Depois disso, a minha mãe indicou-me pessoas que precisavam de ajuda no digital. Comecei a trabalhar como freelancer e passei a ajudar negócios locais com estratégias digitais. Foi a partir daí que percebi o tamanho da oportunidade: muitas pessoas têm dificuldade com o Marketing Digital e, ao mesmo tempo, não reconhecem a relevância do mesmo para alcançar resultados expressivos. A ideia da Métodos Integrados já existia na mente da minha mãe desde 2022, mas nunca tinha sido colocada em prática. Em 2024, decidi implementar a ideia e estruturar a agência com a missão de ajudar outros negócios a crescerem através do Marketing Digital.
DN – Qual é o conceito, o objetivo e a missão da Métodos Integrados?
JL – O nome do projeto é Métodos Integrados porque acredito que o sucesso no Marketing Digital vai muito além de tomar ações isoladas. Por isso, combinamos estratégias, ferramentas e técnicas de forma integrada para criar soluções completas e personalizadas para cada cliente. A nossa missão é simplificar o Marketing Digital e adaptá-lo às necessidades únicas de cada cliente, para que possam crescer de forma previsível, escalável e sustentável.
DN – Que tipo de serviços são prestados pela Métodos Integrados?
JL – Oferecemos soluções como: Publicidade Online (Tráfego Pago), criação de Landing Pages e Web Sites Profissionais, Marketing de Geolocalização, Consultoria estratégica e criação de anúncios e criativos para Redes Sociais. Uma de nossas soluções mais recentes é o método: Posicionamento Mínimo Viável (PMV). Trata-se de uma metodologia que foi desenvolvida para preparar as redes sociais do cliente com um posicionamento estratégico que constrói autoridade e comunica de forma clara o valor do produto ou serviço. O diferencial é que isso pode ser feito sem a necessidade de manter uma rede social ativa com postagens constantes, economizando tempo e esforço para o cliente.

DN – Quem quiser recorrer aos serviços da Métodos Integrados, como deve proceder?
JL – Pode aceder ao site da Métodos Integrados (www.metodosintegrados.com). Lá existe um botão que ao clicarem podem agendar uma chamada gratuita e/ou uma reunião online onde fazemos um diagnóstico do negócio, falamos sobre o mesmo e analisamos como podemos ajudar de alguma forma com nossas soluções.
DN – A Métodos Integrados é a empresa certa para ajudar um determinado empreendedor ou empresário a evoluir com a ajuda do Marketing Digital?
JL – Com certeza, acreditamos que qualquer negócio, independente do tamanho, pode alcançar novos patamares com o Marketing Digital certo. A nossa missão é simplificar, orientar e executar estratégias que levem os nossos clientes ao próximo nível. Trabalhamos para transformar desafios em oportunidades, ajudando empreendedores e negócios a crescerem com confiança no ambiente digital.
DN – Quais são as mais valias em trabalhar com a Métodos Integrados?
JL – Ao trabalhar com a Métodos Integrados, os clientes têm acesso a serviços de alta qualidade, mas também a um “time” dedicado a transformar desafios em oportunidades e a maximizar o potencial de seus negócios no digital.

DN – Atualmente, quais são as grandes vantagens e os grandes desafios em trabalhar no digital?
JL – Atualmente, as grandes vantagens de trabalhar no digital incluem a possibilidade de alcançar um público global de forma segmentada, a flexibilidade de horários e locais, o baixo custo inicial em comparação a negócios físicos e a escalabilidade dos resultados. Por outro lado, os grandes desafios estão na alta concorrência, que exige diferenciação e criatividade, e na necessidade de equilibrar análise de dados com criatividade para criar campanhas eficazes e autênticas em um mercado cada vez mais saturado.
DN – Quais são as perspetivas em termos de evolução e crescimento do Marketing Digital, dado que a Inteligência Artificial (IA) está a assumir grandes proporções?
JL – Acredito que a Inteligência Artificial (IA) já está a revolucionar o Marketing Digital, trazendo mais facilidade e eficiência em diversas áreas, como criação de imagens, elaboração de copys e automação de processos. Ela pode agilizar tarefas repetitivas e melhorar a segmentação, permitindo campanhas mais precisas e personalizadas. No entanto, a IA nunca substituirá completamente a criatividade humana, que é essencial para criar campanhas autênticas e inovadoras, capazes de conectar emocionalmente com o público e se destacar num mercado competitivo. A verdadeira força está na combinação da inteligência artificial com a visão criativa dos profissionais.
A nossa missão é simplificar, orientar e executar estratégias que levem os nossos clientes ao próximo nível. Trabalhamos para transformar desafios em oportunidades, ajudando empreendedores e negócios a crescerem com confiança no ambiente digital.
João Lima
DN – A Métodos Integrados também está focada e atenta à IA?
JL – Sem dúvida! Vamos sempre aproveitar as ferramentas ao nosso favor para otimizar os nossos processos e entregar resultados mais eficientes aos nossos clientes. No entanto, entendemos que a criatividade humana ainda é essencial para criar estratégias únicas e impactantes, por isso, usamos a IA como uma ferramenta complementar.
DN – O que significa para si criar um projeto tão ambicioso, sendo tão jovem?
JL – Para mim significa a oportunidade de poder aprender, crescer e impactar pessoas de forma positiva com soluções inovadoras. Eu vejo-o como uma grande responsabilidade, uma jornada de constante evolução, onde posso colocar em prática o meu desejo de crescer através do Marketing Digital e construir algo que faça a diferença. ..