Dream News (DN) – Como surgiu a ideia para criar o X – The OCR Spot?
Tânia Miller (TM) – A ideia surgiu após a minha primeira prova em outubro de 2023, onde fiquei apaixonada pela experiência emocional e física e quis saber onde podia treinar para melhorar as minhas capacidades e dificuldades e não havia nenhum espaço na zona de Lisboa para o efeito. Após estudo de mercado e algumas conversas com pessoas da área, apresentei a ideia a um amigo que me apresentou o Cristóvão, atleta de OCR há vários anos e Diretor Técnico da Federação Portuguesa de OCR, que tinha há muitos anos o desejo e vontade de abrir um espaço semelhante ao que eu tinha em mente. Juntamos as ideias e conceitos de cada um, encontramos investidores para se juntarem a nós no investimento inicial e criamos o X, que abriu portas em junho de 2024.
DN – Qual é o conceito e as características do espaço?
TM – O nosso centro de treino tem 400 m2 amplos, concebidos para oferecer aos praticantes de OCR (Obstacle Course Race), vulgo Corridas de Obstáculos, assim como a todas as pessoas, de todas as idades e histórico desportivo que pretendam melhorar a sua condição física de forma completa e divertida, um espaço de treino amplo, com muita luz natural e indoor para que possa ser usado em qualquer altura do ano, completo e variado, onde a parte dos obstáculos se alia a um trabalho completo de preparação física geral e direcionada para que todos possam evoluir mais e mais rápido, superando-se a cada dia, numa simbiose perfeita entre a saúde emocional e a capacidade atlética de conseguir fazer tudo! Dispomos de uma zona de treino funcional e cardio, uma arena repleta de obstáculos de diversos tipos e níveis de dificuldade e uma zona de lounge para fomentar o convívio e sentido de comunidade tão marcante nesta modalidade onde a auto-superação e entreajuda são palavras de ordem.

DN – O OCR é uma modalidade que ajuda a desenvolver nos atletas múltiplas capacidades?
TM – Sim, as corridas de obstáculos são das modalidades mais completas que existem do ponto de vista físico. Elas requerem muita resistência, sendo que normalmente são corridas em modo trail que variam entre os 10 e os 20kms, força dado que existem diversos obstáculos de transporte de carga e outros onde a força é necessária, agilidade, para ultrapassar diversas barreiras, muros e paredes, mobilidade, grip (força de agarre nos dedos e mãos) para todos os obstáculos de suspensão, inteligência, para observar, analisar e executar a melhor forma de ultrapassar o obstáculo, espírito de sacrifício, resiliência (muita), será sempre a pessoa versus o obstáculo, coragem, muitas vezes para fazer o que nunca nos imaginamos capazes, entre tan-tas outras que contribuem para que no desporto e na vida sejamos mais fortes a cada dia.
DN – Que tipo de aulas podem ser realizadas no X – The OCR Spot?
TM – A nível de aulas, dispomos sobretudo de aulas de OCR, para crianças OCR XS, dos 6-12 anos, adolescentes OCR TEENS, dos 13-17 e adultos de vários níveis de dificuldade e horários. Temos inclusive uma aula ao sábado, de duas horas, que consiste numa simulação de prova para testar as capacidades em conjunto. Temos também outras duas aulas, a XBODY que visa um trabalho de reforço muscular necessário à modalidade OCR e o ANIMALX, para desenvolver e melhorar a mobilidade articular, imprescindíveis no OCR e na saúde no geral. Para além das aulas o nosso espaço também está preparado para festas de aniversário e eventos de Team Building.

DN – Que planos existem à disposição dos clientes?
TM – Dispomos de um leque de opções de mensalidades que se adequa às necessidades e disponibilidade de todos. Duas e três vezes por semana, livre acesso, plano de criança uma e duas vezes por semana, adolescente duas vezes por semana, plano família (= ou superior a três elementos) e ainda para quem só consegue ir pontualmente um pack de 10 entradas, com validade de um ano. Em qualquer dos casos, existe sempre a possibilidade de efetuar gratuitamente um treino experimental. Toda a informação e planos constam no nosso site www.xtheocrspot.com e a inscrição e compra de plano pode ser efetuada diretamente no site. Após a inscrição os clientes recebem um e-mail com acesso à nossa APP com zona própria onde poderão marcar os seus treinos/aulas, comunicar com a comunidade XPeople, consultar novidades ou atividades internas etc. E claro, caso prefiram poderão sempre visitar-nos, conhecer o espaço e proceder à inscrição no local. Qualquer pessoa, de qualquer idade e condição física, se pode inscrever, tendo apenas e obrigatoriamente, de informar a direção técnica de alguma limitação/condicionante física que possa ter e que condicione a prática da modalidade.
DN – A criação do X – The OCR Spot foi um sonho que se tornou realidade?
TM – O X é um sonho do Cristóvão, com formação em Desporto e a vida toda a trabalhar na área, e um desejo e vontade meus após ter tido um projeto ligado ao desporto de 2012 a 2019, ainda em funcionamento, mas do qual me afastei por opção e fico muito feliz por cinco anos depois voltar a poder estar ligada a um projeto que visa a saúde física e mental, sobretudo numa modalidade que tem tanto para oferecer, ainda mais em tempos como os que vivemos. Não é um desporto, é uma filosofia de vida. Uma que nos prepara para qualquer coisa e nos faz sentir incrivelmente capazes.
DN – É único em Portugal?
TM – Não é único em Portugal, é único em Lisboa, pois existe outro espaço em São Domingos de Rana direcionado para o mesmo tipo de treino, com obstáculos indoor também e outro em Oeiras com obstáculos outdoor, mas não chegam! Temos entre 10 a 20 provas de corridas de obstáculos ao longo do ano, de norte a sul do país, algumas associadas à FPOCR (Federação Portuguesa de OCR) outras não, mas todas elas com componente competitiva, mas também e em muito maior escala com componente lúdica, modo FUN. Estamos a falar de mais de 800-1000 pessoas em cada prova e essas pessoas na sua maioria nunca treinaram obstáculos. Com acesso a mais zonas de treino capacitadas, a modalidade irá poder evoluir em qualidade e os atletas/praticantes estarão cada vez mais preparados para se superarem e poderem ir além do que consideravam ser os seus limites. E, obviamente, que todos os atletas de equipas de competição terão ainda mais a ganhar, pois poderão evoluir de uma forma que, sem treino específico, seria praticamente impossível. Todos são bem-vindos para a autossuperação. Sempre. A qualquer hora. Isto porque: “Não haverá obstáculo maior que a nossa força de vontade!”