Dream News (DN) – O que o moveu para criar a Pegasus Executive Service, uma agência de turismo de excelência?
Sandro Pinto (SP) – A Pegasus surge por dois gostos muito pessoais, em primeiro lugar, pelo prazer de servir e poder oferecer algo diferente dentro do meu país, podendo dar a quem nos visita um serviço exemplar com diferenciação dos diferentes existentes. Em segundo lugar, o gosto enorme que tenho pelo mercado de luxo e a excelência, o padrão de conceito e a cortesia por de trás do mesmo.
DN – Foi um negócio devidamente planeado ou foi uma oportunidade inesperada, dado que estava ligado ao mundo desportivo?
SP – Sim foi algo planeado, pois vinha de um mundo totalmente diferente, onde o conhecimento nesta área não era a 100%. Tivemos de realizar alguns estudos, perceber o que poderíamos entregar ao mercado de modo diferente, tentar planear qual seria a melhor estratégia e como poderíamos fazer para que começássemos este projeto de modo a poder operar junto de agências, hotéis, empresas e parceiros para que os mesmos pudessem confiar em nós, de modo a darmos uma resposta positiva logo no arranque do projeto.
DN – Como define e caracteriza a Pegasus Executive Service?
SP – Confiança, Lealdade, Humildade e Respeito! Acima de tudo somos construídos à base de valores, penso que esses são os ingredientes fundamentais para uma boa base de suporte para com quem trabalha connosco assim como para com o nosso cliente.

DN – Descobrir Portugal com a ajuda da Pegasus Executive Service é elevar ao máximo o trabalho desenvolvido na área do Turismo?
SP – Queremos servir os nossos clientes da melhor forma possível, podendo dar uma forte segurança e também conforto na sua estadia, dando-lhes total liberdade, dado que servimos os clientes com a máxima atenção e minúcia. O cliente pode usufruir de todas as experiências sem se preocupar. Quando entra em contacto connosco, dá-nos as suas ideias e referências do que pretende e a partir daí nós fazemos todo o planeamento para que o mesmo, assim que chegar a Portugal já tenha tudo marcado e possa usufruir a 100% de toda a sua estadia e experiência.
DN – Qual é o público alvo da Pegasus Executive Service?
SP – O nosso modelo de negócio é inclusivo, dado que procuramos satisfazer os pedidos de todos os que nos procuram por diversos serviços sejam eles de Turismo, Corporativo, Eventos ou Casamentos. A priorização de satisfazer os pedidos dos clientes, que procuram um serviço como o que podemos oferecer é a nossa principal referência.
DN – A Pegasus Executive Service presta diversos tipos de serviços… Quais são?
SP – Serviço de Transporte em Viaturas de Luxo (Transferes/Tours/Serviços às Ordens); Organização de Logística de Transportes para Eventos e Serviços Corporativos; Marcação de Estadias; Marcação de Experiências (Iates, Helicópteros, Reserva de bilhetes para atrações, Restaurantes); e Marcação de Serviços Pessoais (Personal Shopper, Hair Stylist). Todos estes serviços têm acompanhamento de um elemento da Pegasus de modo a ajudar o cliente durante o serviço.

DN – A Pegasus Executive Service, atualmente, trabalha com diversos parceiros ligados, por exemplo, à Hotelaria… Neste âmbito, específico, pode enumear alguns desses parceiros?
SP – Trabalhamos com agências internacionais, hotéis e empresas multinacionais e internacionais.
DN – Em termos de City Tours, tendo por base a vossa experiência, os estrangeiros quando visitam Portugal, fazem questão de ir a que locais?
SP – Portugal é um país com imensas tradições e história, existem lugares que são referências em tours e nas pesquisas dos estrangeiros e, por isso, quando nos procuram, os mesmos pedem opiniões de roteiros e visitas, mas também já têm por vezes algumas pesquisas realizadas e algumas ideias do que pretendem, dando uma lista. Os serviços de tours mais realizados por nós são: Full Day Lisboa e Sintra/Full Day Fátima, Óbidos e Nazaré/ Full Day Évora/Visitas Gastronómicas e Rota dos vinhos do Douro. Estes têm sido os pedidos mais recorrentes nos últimos tempos.
DN – No âmbito Corporativo, preparam tudo para os clientes até ao mais ínfimo pormenor?
SP – Sim, claro! Estamos disponíveis para empresas que nos contactam porque vão ter um evento numa determinada data e precisam de um serviço de transporte para os seus convidados até ao evento. Durante o evento existem sempre viaturas à disposição para que na eventualidade de alguém sair mais cedo ou precisar de algo, estejamos às ordens para qualquer eventualidade e satisfação de pedido por parte do cliente. Toda essa logística de transporte para a empresa ficará ao nosso cargo dando à empresa uma total liberdade e despreocupação com horários e mobilidade dos convidados.

DN – Em termos de Eventos Corporativos, habitualmente, participam em que tipo de eventos?
SP – Ao longo tempo temos realizado alguns serviços para Festivais (Transporte de Músicos e VIP): Serviços Corporate onde organizamos a logística de transporte e de Convidados e Oradores se assim for o caso; Casamentos (Transporte dos Noivos e dos convidados, garantindo a deslocação para a igreja e também para o copo de água); Serviços governamentais onde estamos à ordem de uma entidade e tomamos o cuidado e responsabilidade de transportar a mesma para os seus apontamentos diários em segurança. A cortesia, segurança e responsabilidade são fatores importantes em todos os serviços tendo estes por vezes uma logística maior, todos eles merecem uma máxima atenção e profissionalismo. Servir o cliente dentro das necessidades procuradas, dando-lhe conforto e segurança no serviço prestado.
DN – A Pegasus Executive Service pretende posicionar-se no topo da prestação de serviços do turismo português?
SP – Tudo tem o seu tempo, queremos primeiro construir a nossa base, caminhar em conjunto com parceiros e pessoas que partilhem o mesmo grau de exigência profissional que nós e que tenham paixão por todo o processo e serviço prestado. Contudo, e, passo a passo queremos crescer, tornar as nossas bases cada vez mais fortes e poder apoiar o Turismo em Portugal com um serviço de qualidade e excelência. Como é óbvio que desejo que um dia a Pegasus Executive Service se torne uma empresa de topo do Turismo em Portugal, trabalhamos diariamente para isso.
Os serviços de tour mais realizados por nós são: Full Day Lisboa e Sintra/Full Day Fátima, Óbidos e Nazaré/ /Full Day Évora/Visitas Gastronómicas e Rota dos vinhos do Douro.
Sandro Pinto
DN – Dada a sua experiência, como avalia o estado do Turismo em Portugal? Continuamos nos tempos áureos?
SP – Portugal todos os anos, bate recordes! Segundo os últimos números tivemos uma receção de 19,4 milhões de estrangeiros em 2024, o que em relação ao ano de 2023 regista um aumento de 5 a 6%. Este número faz-me acreditar que Portugal continua a ser uma referência Europeia para o Turismo. Nunca nos podemos esquecer da forte influência do Turismo para a economia do nosso país. “O Turismo afeta, positivamente, a economia portuguesa porque emprega cerca de 8% da população, já o consumo turístico interno contribui para o PIB em cerca de 10%, a balança turística representa cerca de 3% do PIB e o peso do turismo nas exportações é de cerca de 14%”, estes são dados do Jornal de Turismo e desenvolvimento. Contudo, a minha opinião para o crescimento do Turismo em Portugal seria importante existir mais apoio a projetos de desenvolvimento dos mesmos e podermos colaborar todos juntos como um método de evolução e prestação de serviços e de mais valias para a evolução dos mesmos. Porque no fim estamos todos a trabalhar em prol de um setor, importante do nosso país, o Turismo!

